segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Uma critica à troca de palavras ou expressões em português pelo inglês

"(..) o cabelereiro Jhonny Ferreira Gomez resolveu se tranformar no hair stylist Jhonny Kylls. Pode ser hair designer também. Só não ouse chamá-lo de cabeleireiro.
- Destesto. Acho que americanizar o nome faz muita diferença, só agrega ao trabalho do profissional, dá mais charme, glamour e fica mais fashion - diz. - Muitos profissionais que estudam fora retornam ao Brasil com esse víscio, e as clientes adoram."
(Revista O Globo, 12/12/2010)
Americanizar o nome...A declaração dada por Jhonny ofendeu a mim, e tenho certeza de que a muitos outros, por se tratar de um desrespeito para com o nosso idioma que é tão rico e belo.
Para começar, a pessoa citada acima usou um termo errado para se referir aos nossos colegas norte-americanos. Ao empregar o termo escolhido, a pessoa não especificou de qual América provém a expressão em questão (hair stylist, no caso.), embora o nosso conhecimento de mundo faz com que entendamos o contexto da oração.
Não quero falar sobre a sintaxe da oração e sim sobre a ignorância da declaração dada. Não há nada mais glamuroso, mas charmoso e "fashion" (como disse a pessoa) do que usar o nosso idioma e as nossa expressões. Chamar alguém de cabeleireiro, é ofender o profissional da área? A Dorinha, minha cabeleireira é tão profissional e competente quanto esse rapaz que trabalha em um salão na Lagoa, Rio de Janeiro.
Queridos, o português pode ser um dos mais complexos que existe, mas é o mais bonito e o que melhor soa aos nossos ouvidos. Não esqueçam suas raízes, não americanizem seu vocabulário. Em épocas tão difíceis para o nosso país, a única coisa que nos conforta e que nos faz seguir em frente é o nosso idioma. Sejam gratos a esse país que nos acolhe!

2 comentários:

  1. O globo entrou em contato comigo para uma entrevista, sobre o meu nome no dia 12/12/2010, respondi oke penso e oke acho, e não estou deixando de ser patriota, mais sim mostrando que eu gosto mais da lingua inglesa, e muita gente concorda comigo, e tenho certeza q uma pessoa inteligente e moderna, concorda comigo.... mais se eu magoei alguem por gostar do inglês....... me desculpe

    ResponderExcluir
  2. Não é que você magoa a mim ou a outras pessoas por gostar do inglês, o que me deixou "chateado" foi o fato de você não gostar de ser chamado de cabeleireiro, que é o nome da profissão aqui no Brasil.

    ResponderExcluir