quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

"O labirinto do fauno"


Ontem ganhei de minha tia, o dvd do filme "O Labirinto do fauno". Já o assisti, mas não prestando maior atenção. Vou escrever um breve resumo do filme, e em seguida darei a minha opinião. Mas antes vou dar a ficha técnica do filme.


Título original: "El Laberinto del Fauno"
Gênero:Ficção
Duração:1 hr 52 min
Ano de lançamento: 2006
Site oficial: http://www.panslabyrinth.com/
Estúdio: Warner Bros. Pictures / Telecinco / Estudios Piccaso / Tequila Gang / Esperanto Filmoj / OMM / Sententia Entertainment
Distribuidora: Warner Bros. Pictures
Direção: Guillermo del Toro

Roteiro: Guillermo del Toro
Produção: Álvaro Augustín, Alfonso Cuarón, Bertha Navarro, Guillermo del Toro e Frida Torresblanco
Música: Javier Navarrete
Fotografia: Guillermo Navarro
Direção de arte: -
Figurino: Lala Huete e Rocío Redondo
Edição: Bernat Vilaplana
Efeitos especiais:CafeFX


Resumo: “Espanha, 1944. Oficialmente, a Guerra Civil já terminou há cinco anos, mas um pequeno grupo de rebeldes continua a lutar, invencível, no norte montanhoso de Navarra. Ofélia, uma sonhadora com 10 anos, muda-se para Navarra com a sua mãe, grávida e frágil para conhecer pessoalmente o seu novo padrasto, Capitão Vidal, um oficial fascista com ordens para eliminar os rebeldes do território remoto. Fascinada por contos de fadas, Ofélia descobre um grandioso labirinto a desmoronar-se atrás da fábrica onde se instalou o Capitão Vidal. No centro do labirinto ela conhece Pan, um velho fauno que diz saber a verdadeira identidade e o destino secreto de Ofélia. Ela é uma princesa, a filha desaparecida do Rei das Fadas. Pan oferece-lhe a oportunidade de voltar ao subterrâneo e governar o reino mágico do pai. Mas primeiro, ela deve executar três tarefas antes da lua cheia…”


___________________________________________________________________


Antes de começar a assistir o filme em questão, podemos pensar em um filme para crianças que explora o mundo da fantasia e similares, mas logo no começo do filme vemos que nos enganamos pois o filme começa já com uma mensagem sobre a Guerra Civil Espanhola e a luta da Guerrilha para derrotar o exército fascista liderado pelo Capitão Vidal, que casa-se com Carmen e torna-se padastro da protagonista. No meio desse cenário violento, a protagonista, Ofélia, encontra um labirinto e descobre ser filha de um rei místico. É nesse momento que a parte fantasiosa do filme começa.

Um dos momentos mais curiosos do filme, é quando a menina tem que realizar a tarefa de pegar uma determinada chave que está em poder de um enorme e gordo sapo que vive embaixo de uma árvore do bosque. O sapo representa todo tipo de força negativa que suga nossas energias e nos leva para o fundo do posso. A gula, assim como acontece conosco, acaba com a vida do sapo, porque o mesmo pensa comer meros insetos mas na verdade está comendo um tipo de pedra mágica envenenada.

O mais impressionate é que Guillermo del Toro consegue mesclar a realidade da guerra com a fantasia do labirinto sem fazer com que uma história interfira na outra, lembrando que ambas têm uma conexão que possibilita o entendimento pleno da história. A conexão das histórias é representada através do relacionamento do Capitão Vidal e Ofélia, que é conturbadíssimo.

Enfim, o filme é ótimo e vale a pena assisti-lo por ser diferente dos outros filme fantasiosos que existem por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário